“NOVO” – Lançamento: “Blumfeld, um solteirão de mais idade e outras histórias”, de Franz Kafka [Tradução Marcelo Backes / Editora Civilização Brasileira & Paz e Terra]

No fim de janeiro nas livrarias, para começar bem o ano: “Blumfeld, um solteirão de mais idade e outras histórias”, de Franz Kafka.

O livro reúne 36 contos, incluindo inéditos, organizados e traduzidos diretamente do alemão pelo premiado tradutor e escritor Marcelo Backes, que também assina o posfácio.

Além das narrativas mais conhecidas no Brasil – como “Josefine, a cantora” e “Um artista da fome” –, o leitor encontrará textos até então inéditos no país – como “O guarda da cripta”, o único drama que escreveu.

Os textos têm como marca a proximidade com a estranheza, o fracasso, aquilo que é tido como menor ou desimportante.

Os personagens não se encontram no lugar opressor do poder. Até mesmo aqueles que realizam grandes feitos importam pelo próprio fracasso – como o recordista olímpico de natação que não sabe nadar ou o mítico Ulisses, que se lança corajoso às sereias, amarrado por correntes, com os ouvidos tapados por cera, incapaz sequer de perceber que elas não apresentam qualquer perigo, pois não sentem necessidade de seduzi-lo.

Capa: Pianofuzz

Anúncios